07/11/2018

Motivos para ter uma Custom

por Vitor Prestes
Foto: Honda Shadow 600 - por Vitor Prestes

É comum ver gente defendendo com unhas e dentes o que nós chamamos de "Custom", mas também há pessoas que simplesmente não ligam tanto para o estilo ou cilindrada da motocicleta, mas ainda assim possuem o "espírito Custom".


Mas afinal, o que é uma "moto Custom"?

O termo vem do inglês e significa "personalizada" e começou a ser utilizado nos anos 50 nos EUA para referir-se às motocicletas que vieram após o término da 2ª Guerra Mundial e que receberam muitas modificações nas diversas oficinas e garagens que se espalharam pelo país. Vale lembrar que Harley-Davidson e Indian eram os principais fabricantes de motocicletas nos EUA e por isso forneceram grandes quantidades às forças armadas. Após o fim da 2ª Guerra, em meados dos anos 40, estas motocicletas foram parar nas mãos de veteranos de guerra e jovens que as modificaram, melhoraram e substituíram peças e as transformaram em modelam únicos.


Atualmente temos uma gama de motocicletas que atende os mais diversos tipos de terrenos e aplicações. Temos como principais estilos Naked, Scooter, Motard, Enduro, Speed e, dentre outras, as de Cruzeiro que costumamos chamar de "Custom". Nos anos 50 não havia no mercado motocicletas feitas para estas diferentes aplicações, sendo que as HDs e Indians eram utilizadas em pistas de terra e circuitos ovais de madeira. Desta maneira a nomenclatura "custom" é ainda utilizada para se referir às motocicletas com estilo mais voltado à estrada e com apelo visual "retrô".


Dica: vale a pena assistir a série do Discovery Channel chamada "Harley-Davidson: A série".

O Espírito Custom

Como já mencionei no início deste artigo, existe uma comunidade muito forte ligada à cultura "Custom" e que possui certa rigidez em relação ao estilo da motocicleta, vestimenta, gosto musical, etc. Porém, este é um grupo bem específico e geralmente são pessoas que estão mais ligadas à ideologia do que realmente ter uma experiência motociclística real.

O que quero dizer é que a aparência e estilo da motocicleta deve ficar em segundo plano quando nos referimos ao "Espírito Custom" que é basicamente o desejo em descobrir novos lugares, conhecer novas culturas e fazer amizades através da motocicleta. Se você está disposto a sair por aí e desbravar um novo caminho, uma nova cidade ou estrada e está aberto à conhecer pessoas, conversar e se divertir, você está vivendo uma experiência motociclística completa.
Aqui não importa a velocidade, tamanho ou valor da motocicleta. Não importa se você está em um grupo com 30 ou está apenas acompanhado por um garupa. O importante é que você está realmente aproveitando o maior prazer que uma motocicleta pode lhe trazer: liberdade.

Pode parecer meio piegas, mas há pouquíssimas sensações de liberdade maiores do que escolher um destino, sentar em sua motocicleta e rodar dezenas ou centenas de quilômetros sem se preocupar com praticamente nada. Se você duvida, experimente acordar cedo em um dia de domingo, pegar sua motocicleta e sair, rodar e rodar até conhecer algum lugar novo, nem que seja apenas para tirar uma fotografia ou encontrar uma paisagem que você ainda não conhecia.

Outro ponto muito importante do "Espírito Custom" é a camaradagem. Como as motocicletas eram muito mais frágeis do que hoje e os terrenos também mais acidentados (não falando de Brasil, claro...), essas motocicletas davam problemas, quebravam, vazavam, soltavam partes. Sempre havia um motociclista disposto a ajudar aquele que estava em algum apuro e por isso temos essa ideia de "camaradagem". Além disso, as motocicletas eram feitas para apenas um condutor e por isso era bastante comum ver os motociclistas em grupo, o que também facilitava o transporte de equipamentos e ferramentas. Os Moto Clubes também serviram muito como alicerce para essa cultura de irmandade e camaradagem, pois muitos deles ainda fazem festas, eventos, encontros e fomentam ações de caridade.


Motivos para ter uma Custom

Atualmente frente à enorme quantidade de estilos de motocicletas, não há um motivo totalmente racional para convencer alguém a ter uma motocicleta com estilo Custom. Você tem à sua disposição Big Trails e várias opções de Nakeds que podem ser muito mais confortáveis e até mesmo seguras do que uma Custom. Então estamos falando de motivos basicamente subjetivos e pouco racionais para ter uma motocicleta Custom. Acreditem, me esforcei para conseguir trazer alguns motivos mais racionais:

  • Baixo índice de roubos e furtos: se compararmos com uma Big Trail as motocicletas Custom são alvos muito menos atrativos para os bandidos. Isso ocorre por vários motivos, mas principalmente pela baixa procura de peças de reposição e acessórios de segunda mão.
  • Preços mais honestos de seguro: como são menos visadas você encontra uma relação de preço para o seguro infinitamente melhor. Estamos falando de 5% do valor da motocicleta frente 10% a 15% quando estamos tratando de alguns modelos mais visados.
  • Facilidade de Manutenção: as motocicletas Custom costumam ter construções mais simples e, apesar de já possuírem computador de bordo, injeção eletrônica, ABS e outros suportes eletrônicos, a motorização e os diversos equipamentos ainda mantêm certa simplicidade. Você não precisa soltar 15 parafusos para trocar uma bateria ou não precisa arrancar várias carenagens para fazer uma regulagem de válvulas, por exemplo.
  • Durabilidade: se você cuidar bem de uma motocicleta Custom é provável que a tenha em ótimas condições por centenas de milhares de quilômetros sem ter que realizar grandes reparos. São motocicletas feitas para durarem e geralmente possuem peças muito resistentes. Os motores trabalham em regime de rotação baixa, possuem bastante óleo de lubrificação e a grande disponibilidade de torque permite que se exija menos do motor mesmo utilizando bastante carga.
  • Fácil condução: por serem motocicletas com assento muito próximo ao solo existe maior facilidade de serem conduzidas por pessoas de baixa estatura e, obviamente, as mulheres. Apesar de serem relativamente pesadas, o centro de gravidade é baixo e não exige do condutor grande esforço ao rodar. Também possuem boa distância entre-eixos (distância entre a roda traseira e dianteira) o que garante maior estabilidade em velocidade de cruzeiro, conferindo sensação de segurança. Motocicletas com estilo mais esportivo como Nakeds e Speeds exigem conhecimentos e técnicas específicas devido a posição de condução, dinâmica e ciclistica. Motocicletas com as de estilo Trail possuem altura bastante elevada em relação ao solo, dificultando paradas e manobras em baixa velocidade. Um Big Trail, além de altura elevada, ainda possui maior peso e tamanho, exigindo treino e técnica para o dia-a-dia.

Podemos citar também motivações menos racionais e que muitas vezes são decisivas e determinantes para a escolha do estilo:

  • Estética e acabamento: há grande preocupação pelos fabricantes com o visual deste tipo de motocicleta. São fabricadas utilizando materiais que trazem a sensação de força. Encontramos muito aço e cromo, além de peças reforçadas e pesadas. Você também encontrará grande variedade de estilos, sendo alguns mais modernos e outros totalmente voltados para o tradicional, vintage e/ou retrô.
  • Personalização: é obviamente o grande apelo para este estilo e por isso torna-se um dos principais fatores de escolha. Você consegue fazer personalizações nos demais estilos de motocicleta, mas nenhum é tão marcante quanto as Custom. Estamos falando desde uma simples troca de ponteira de escapamento até rodas, modificações nas luzes, tanques e muitas outras possibilidades. É comum ver por aí duas motocicletas lado a lado, do mesmo ano e modelo, sendo praticamente impossível dizer que foram iguais um dia. A oportunidade de realizar personalizações e trazer um novo estilo fazendo poucas alterações é o que mais motiva os entusiastas. Troque o guidão e o banco você já possui uma motocicleta totalmente nova.
  • Sentimento de irmandade: quando você está conduzindo uma motocicleta Custom é normal, principalmente durante viagens e em pontos turísticos, fazer algum tipo de amizade. Pedem para trocar informações e até mesmo te convidam para se juntar à um novo grupo. Você também encontra muita gente disposta a ajudar, sendo em uma emergência na estrada ou enviando uma peça que você não está conseguindo encontrar em sua cidade. Temos também pessoas que produzem conteúdos em vídeo, trocam mensagens em fóruns e em grupos de mensagem para solucionar algum problema ou demonstrar alguma curiosidade da motocicleta, sem ganhar nada além do que agradecimento de seus colegas. Não é incomum receber acenos nas ruas vindos de crianças ou de outros motociclistas.
  • Estilo Incomparável: é praticamente um consenso de que as motos Custom são as mais estilosas e conferem ao motociclista um estigma de "cara mau". Por isso muitos gostam desse tipo de motocicleta. Realmente os entusiastas colocam caveiras, águias, aranhas e outros animais que trazem força ou criam uma aura sombria, mas sabemos que isso é apenas um misticismo e que no final a maior parte dos motociclistas são gentis e conscientes.
  • Som do motor: se você gosta de motores, com certeza gosta do som de um belo V2 com escapamento barulhento. Você até pode comparar com o motor 4 cilindros e até pode saber que são mais rápidos e eficientes, porém, o som de um motor V2 traz a sensação de força e poder. Estamos falando de torque, de força bruta e não de quão rápido a motocicleta pode alcançar os 100 km/h.

Bom, acho que é isso :)
Se você tem algum outro motivo para ter uma Custom, por favor, comente.

Forte abraço e até mais!