![]() |
Foto de Guilherme Caldeira |
É bastante comum ver motociclistas utilizando lenços e bandanas em suas motocicletas ou para cobrir o rosto. Algumas pessoas sentem medo e outras ficam curiosas para saber o motivo de alguém usar um "lenço na cara". Tem também aqueles que perguntam "Por que você colocou esse pano pendurado aí na sua moto?". Dentre tantos questionamentos e motivações, você sabe exatamente a origem de tudo isso?
Acabando com o misticismo
A grande realidade é que a maior parte dos adereços motociclísticos tem ou tiveram uma função bastante específica. Começaram a ser utilizados de maneira bastante funcional e acabaram se transformando em parte do estilo e visual motociclístico:
- Proteção: a primeira funcionalidade é sem dúvida a proteção contra poeira. Também ajudavam a secar o suor e evitar que o frio e o sol machucassem narinas e boca. Essa técnica foi muito difundida em países árabes e no Velho Oeste americano devido às condições da região, já que utilizavam cavalos e camelos como principal meio de locomoção.
- Dificultar a identificação: há também os que usavam e ainda usam esse tipo de acessório para dificultar sua identificação. No Velho Oeste isso era bem comum e foi retratado por diversos filmes e séries. Tivemos recentemente no Brasil os "Black Blocs", que utilizaram máscaras e bandanas para não serem fotografados, filmados e identificados durante os protestos políticos.
- Limpeza: nos EUA dos anos 40, 50 e 60 era bastante comum que os proprietários fizessem a manutenção e reparos em suas motocicletas e claro, mantinham sempre a motocicleta limpa e as mãos sujas. Muitos deixavam pedaços de pano pendurados nas motocicletas para ambas finalidades. Eu sempre fiz isso com um flanela ou pedaço de pano. Hoje uso uma bandana velha para secar o tanque ou o banco depois de uma chuva ou pela manhã, para secar orvalho (olha que lindo rs).
- Identificação de gangues: algumas gangues e Moto Clubes utilizaram as bandanas e lenços como instrumento de identificação. Podiam usar em suas motocicletas ou com a ponta para fora do bolso traseiro da calça.
- Orientação sexual: principalmente nos EUA na década de 70, os lenços e bandanas foram utilizados para que o público homossexual (principalmente) expressasse suas preferências sexuais, situação social, fetiches, etc. Eram utilizados no pescoço, amarrado no cinto ou pendurado no bolso traseiro. Os significados das cores e tipos variavam de acordo com a região.
Origem da Bandana
Os americanos chamam a bandana de Kerchief, que vem do francês couvre-chef que significa "cobertura de cabeça". Mas eles os americanos também podem entender quando você disser "bandana", obviamente com a pronúncia correta.
Estampa Cashmere
Também por curiosidade, aquele tipo mais tradicional de estampa é chamado de cashmere, que em português você pode escrever cashmir, casimira ou até mesmo caxemira. Faz referência direta aos lenços de algodão ou lã que eram fabricados na região da Caxemira (entre Índia e Paquistão). Essa estampa é bastante difundida hoje e voltou com bastante força à moda. Você poderá encontrar este tipo de estampa como "paisley", pois é uma cidade escocesa que passou a baratear o tecido e o tornar mais popular.![]() |
Foto retirada do site blog.studio21fashion.com.br |
Pode usar sem medo!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como as bandanas vieram parar nas motocicletas e de onde surgiram seus principais elementos visuais, você pode usar a bandana sem medo. Você pôde notar que não há nenhum motivo atual que te impeça ou torne o uso da bandana um acessório inapropriado.É isso aí galera.
Se alguém souber de mais alguma curiosidade é só deixar nos comentários.
Forte abraço!