10/11/2018

Consumo de Combustível: dicas para você não esquecer

Com o preço dos combustíveis beirando o ridículo, vale a pena se preocupar em economizar sempre que puder, afinal dinheiro não dá em árvore e, pelo menos eu, não tenho um papai rico.

Moto Shadow 600 Acelerador Aneis Caveira
Foto de Agnaldo Andrade

Depois de muito frequentar fóruns de discussão, grupos e de ler muito conteúdo na internet, eu percebi que existe uma galera que simplesmente gosta de jogar dinheiro no lixo. Algumas pessoas simplesmente gostam de dizer que a moto é uma "draga de combustível" como se fosse sinônimo de potência.

Inúmeras vezes algum colega pergunta no fórum a média de consumo das motocicletas e sempre tem um grupo que diz que a dele faz 60% da média e justifica que é por conta do tamanho do motor. No meu caso, minha Shadow sempre fez na casa de 20 a 24 km/l e sempre que essa média cai eu me preocupo em trocar de posto ou fazer a verificação de algum item que possa estar comprometendo o consumo. Mas há aqueles que dizem que sua moto faz 15... 16 km/l porque é uma 600 e é normal ser beberrona, etc.

O alto consumo quase nunca é sinônimo de alto rendimento. Muito pelo contrário, pode ser sintoma de que algo está errado com sua motocicleta, sendo possível até mesmo prejudicar algumas partes internas do seu motor. 

Minha experiência pessoal é que muitas vezes o alto consumo está ligado a mais de um fator e por isso vale a pena sempre checar os principais itens e fazer a manutenção correta de sua motocicleta.

Fatores que comprometem o consumo

Em resumo, tudo o que faz com que sua motocicleta precise fazer mais esforço ou que gere mais resistência vai aumentar o consumo. Além isso, qualquer coisa que atrapalhe seu motor entregar toda potência capaz de ser gerada faz com que o consumo de combustível seja aumentado. Então vamos aos principais pontos, que tentei colocar em uma ordem de prioridade para você verificar:

  • Combustível ruim: este sempre será o primeiro item que você deve culpar quando a sua motocicleta estiver consumindo mais do que deveria. Tente escolher um bom posto e não se preocupe em colocar gasolina aditivada se você não tem costume de utilizar. Vale lembrar que nunca é bacana escolher posto sem bandeira e com preços muito baixos, pois é sinal de que algo não está normal. O combustível ruim costuma ter menor octanagem e vai gerar menos potência ou então pode conter  substâncias que alteram o ponto de ignição, reduzindo o rendimento.
  • Calibragem dos Pneus: mantenha os pneus calibrados. No meu caso, como costumo colocar combustível um vez por semana e aproveito para verificar a calibragem. Motocicletas que ficam paradas costumam perder mais pressão do que aquelas que circulam todos os dias e por isso vale calibrar pelo menos uma vez por semana. Pneus murchos aumentam muito a área de contato com o solo e geram maior arrasto (fica mais pesada) aumentando o consumo. Além de estragar os pneus e causar alguns outros prejuízos, assunto que tratarei em um post específico.
  • Pilotagem: o estilo de pilotagem pode ser o grande vilão do consumo, e não estou falando somente de andar rápido. Se você arranca com muita força, estica as marchas e usa muito o freio motor (redução), certamente  terá um aumento significativo do consumo de combustível. O ideal é que se tenha arrancadas suaves, troca de marcas no tempo correto e deixar a motocicleta o mais solta possível. Alterações bruscas de velocidade exigem mais combustível, além de aumentar o desgaste de vários outros componentes como pneus e transmissão. Andar com a moto "solta" vai permitir menor rotação no motor e economizar combustível. Evitar paradas e arrancadas também é uma boa solução, principalmente se você anda na cidade. Há dias que consigo andar 20 km na cidade parando um ou duas vezes. Faço isso mantendo as velocidades médias das avenidas, reduzindo a velocidade quando vejo que o farol está para fechar e vou andando bem lentamente até que ele abra. Aproveito esse embalo para continuar o trajeto. Pego leve nas subidas, mantendo as marchas corretas e sem acelerar excessivamente e nas descidas eu não acelero e deixo em uma marcha que permita que tenha uma velocidade adequada.
  • Transmissão: se sua motocicleta possui eixo cardã ou transmissão por correia este tópico não fará muita diferença para você desde que mantenha a manutenção e especificações corretas. Já aqueles que utilizam transmissão por corrente (grande maioria) é importante manter sua transmissão sempre bem limpa e lubrificada. O ajuste da corrente também deve ser feito com cautela, pois já vi e fiz ajustes que deixaram a corrente muito esticada, aumentando muito o atrito entre os componentes. Obviamente, se você tem uma transmissão com pouca lubrificação e muito esticada aumentará muito o esforço que o motor terá que fazer para manter a motocicleta em movimento e consequentemente maior consumo. Corrente esticada não é sinônimo de "corrente presa". Deve haver uma folga que permita que o quadro elástico (balança) se movimente sem que a corrente tenha folga demasiada (corrente pular dentes ou soltar da coroa) e nem fique esticada a ponto de ficar presa.
  • Tipos e dimensões dos Pneus: quanto mais liso for o pneu, menor o arrasto que ele terá e consequentemente menor a quantidade de combustível consumido. Se você anda basicamente na cidade, opte por pneus mistos para que tenha melhor conforto e menor consumo de combustível. Além disso, algumas pessoas também optam por pneus mais largos, que aumentam a área de contato com o solo e geram maior atrito e consequentemente o consumo. Pneus maiores (raio maior) também pode causar alterações na dinâmica da relação da motocicleta e pode gerar maior consumo de combustível. Certa vez um colega colocou um pneu de CB 500 em sua Fazer e, apesar de ter ficado muito bonita, ele disse que não conseguia mais alcançar a velocidade de cruzeiro mantinha na estrada. Isso aconteceu porque a motocicleta não foi preparada adequadamente para receber aquele tamanho de pneu e não havia potência suficiente para empurrar a motocicleta na velocidade anterior.
  • Carga e Equipamentos: muitos proprietários de Custom gostam de colocar alforges, luzes, sissy bar, mata cachorro, comando avançado, bolha, bandeirinha, etc... Separadamente você pode não perceber, mas se colocar todos esses equipamentos em uma sacola e tentar levantar vai notar que estamos falando de algumas dezenas de quilos a mais em sua motocicleta. Muitas vezes é como se estivesse andando com um garupa o tempo todo. Além disso, quem usa bolha ganha bastante conforto, mas deve saber que isso aumenta o arrasto aerodinâmico e faz com que a motocicleta tenha que fazer mais força para se manter em movimento. É como tentar andar o tempo inteiro com o guarda-chuva aberto em um dia de vento forte. Minha dica aqui é verificar se você realmente precisa de todos estes itens e manter em sua motocicleta apenas o essencial, como no caso dos alforges e bolha, colocando apenas quando for viajar.
  • Escapamento: furos e mau dimensionamento do escapamento podem gerar aumento do consumo de combustível. O motor foi construído para ter cerca resistência na exaustão dos gases e sem isso pode trabalhar incorretamente. Para isso, procure uma oficina de confiança ou escolha modelos feitos por fabricantes confiáveis. Outra dica é o uso do "thermotape", que mantém os gases quentes no seu escapamento, aumentando o fluxo e liberando os gases mais rapidamente. Isso aumenta a eficiência do motor. Meu caso ganhei cerca de 10% de economia de combustível, mas foi necessário fazer ajuste e equalização do carburador.
  • Percurso e Terreno: você desce para a praia e percebe que praticamente não gastou combustível e fica todo feliz. Então você sobe e descobre que gastou o tripo em relação à primeira perna da viagem. Fazer um trajeto em um cidade plana ou em uma cidade cheia de ladeiras, desníveis ou estrada sinuosa faz muita diferença e por isso as comparações podem não estar totalmente corretas. O terreno é algo que pode também pode influenciar bastante no consumo. Andar em uma estrada bem asfaltada e em uma rua de terra pode ser algo totalmente diferente.
  • Sistema de Lubrificação: utilizar óleo fora de especificação (baixo ou não adequado) ou já desgastado (velho) pode aumentar o desgaste, atrito e aumentar a temperatura do motor e você terá maior esforço de trabalho e redução da vida útil do seu motor. Se sua motocicleta for injetada a ECU perceberá a temperatura excessiva e aumentará o volume de combustível injetado no cilindro como uma medida de refrigeração, gerando maior consumo. Verifique sempre o nível de óleo e faça as trocas de maneira adequada. Se você anda muito na cidade e exige muito do motor, antecipe as trocas.
  • Sistema Sujo: filtro de ar, sistema de arrefecimento e sistema de combustível com sujeira podem gerar maior consumo. Mantenha sempre em ordem seus filtros e troque o líquido de arrefecimento conforme recomendação do fabricante. Pouco ar na câmara de combustão e sistema de refrigeração ineficiente podem gerar aumento da temperatura do motor. Combustível com sujeira também pode aumentar o consumo de combustível devido entupimento no carburador ou bicos de injeção. Além do aumento no consumo esses fatores podem causar prejuízos no médio e longo prazo.
  • Elétrica ruim: problemas na geração de faísca comprometem a qualidade da queima, reduzindo a eficiência do motor. Vale sempre a pena verificar bateria, cabos de vela, velas de ignição e retificador de voltagem. Mantenha sua motocicleta sempre em ordem e tenha um bom mecânico que possa avaliar criteriosamente cada um destes itens. Abordarei esses assuntos em um post sobre manutenção, mas vale realmente a pena ir a um mecânico e pedir para que ele verifique estes itens.
  • Válvulas desreguladas: a maior parte dos proprietários só regulam as válvulas quando já estão batendo e isso é errado. Válvulas desreguladas comprometem o fluxo de combustível para o interior da câmara de combustão e também a saída dos gases para o escapamento, reduzindo a eficiência do motor. Os fabricantes não costumam dar tempo ou quilometragem para ajuste, mas dizem que devemos verificar com frequência as folgas, então faça isso.
  • Sensores e arrefecimento defeituosos: um sistema de arrefecimento ineficiente ou defeituoso, além do grande potencial de estragar totalmente seu motor, pode gerar aumento do consumo. Quando o motor está mais quente do que deveria gera mais atrito e, além de reduzir sua vida útil, gera menos potência. Sensores defeituosos também podem enlouquecer a injeção eletrônica, que por segurança aumenta a injeção de combustível. Desta maneira, fique atento e faça as manutenções corretamente.

Acho que é isso.
Espero poder ter te ajudado a manter sua motocicleta sempre em ordem e economizar dinheiro. Mantenha sua máquina sempre pronta para uma viagem. Vai que aparece! rs

Grande abraço e até o próximo post!