26/11/2018

Comprar e Vender sem medo: dicas essenciais para fazer um ótimo negócio

Só quem já teve o prazer de comprar sua tão sonhada moto sabe o quanto é recompensador. Para quem está vendendo, o processo pode até parecer uma aventura e no final as duas partes podem ficar extremamente desconfortáveis, transformando o que seria um momento mágico em uma verdadeira dor de cabeça.


Moto Custom Shadow 600 dicas
Foto de Waguinho - Shadow 600

Para o comprador há sempre o receio de estar fazendo um mau negócio, comprar gato por lebre ou simplesmente ser vítima de um oportunista ou golpista. Para o vendedor entregar seu precioso bem sem receber o valor combinado, ser assaltado ou coisas do tipo fazem este momento muito tenso.

10/11/2018

Consumo de Combustível: dicas para você não esquecer

Com o preço dos combustíveis beirando o ridículo, vale a pena se preocupar em economizar sempre que puder, afinal dinheiro não dá em árvore e, pelo menos eu, não tenho um papai rico.

Moto Shadow 600 Acelerador Aneis Caveira
Foto de Agnaldo Andrade

Depois de muito frequentar fóruns de discussão, grupos e de ler muito conteúdo na internet, eu percebi que existe uma galera que simplesmente gosta de jogar dinheiro no lixo. Algumas pessoas simplesmente gostam de dizer que a moto é uma "draga de combustível" como se fosse sinônimo de potência.

09/11/2018

Bandanas e as motocicletas: uma breve história

Capacete aberto, óculos de proteção, bandana no rosto e vambora!

Uso de Lenços e Bandanas em Motocicletas
Foto de Guilherme Caldeira

É bastante comum ver motociclistas utilizando lenços e bandanas em suas motocicletas ou para cobrir o rosto. Algumas pessoas sentem medo e outras ficam curiosas para saber o motivo de alguém usar um "lenço na cara". Tem também aqueles que perguntam "Por que você colocou esse pano pendurado aí na sua moto?". Dentre tantos questionamentos e motivações, você sabe  exatamente a origem de tudo isso?


Acabando com o misticismo

A grande realidade é que a maior parte dos adereços motociclísticos tem ou tiveram uma função bastante específica. Começaram a ser utilizados de maneira bastante funcional e acabaram se transformando em parte do estilo e visual motociclístico:

08/11/2018

Motoqueiro, Motociclista e os Jaquetinhas

Esse é um tópico bastante complexo e com certeza pode gerar algum tipo de reação negativa, porém, seguindo meu ideal de trazer a história à tona e compreender como surgiram essas questões, resolvi manter-me no caminho e seguir com esta publicação.


Harley com Toldo
Jaquetinha nível "Fora de Precedentes"

O problema é que dizem por aí que o termo "motoqueiro" deve ser somente utilizado para aqueles que trabalham com a motocicleta, como no caso dos motoboys. Esse entendimento não está totalmente errado, pois o sufixo "eiro" pode ser utilizado para transformar o nome (motocicleta) em um adjetivo (derivação nominal) para designar uma ocupação, ofício ou profissão. Isso ocorre com várias palavras como barbeiro (barba), porteiro (portaria/portão), padeiro (pão/padaria), etc. 

O Rock and Roll e o estilo Custom

Uma moto barulhenta, roupa de couro, bota, barba, óculos e um rock and roll rolando no talo! 

Motociclista mostrando o dedo do meio


Isso é o que chamamos de estereótipo de um típico motociclista Custom. É difícil imaginar alguém ouvindo salsa e pilotando uma Harley de 1.800 cc, vestido com calça jeans e um jaquetão de couro, certo? Mas afinal, de onde vem essa coisa?

A indústria de motocicletas teve seu primeiro grande desenvolvimento entre os anos 40 e 50, inclusive sendo impulsionada pela 2ª Guerra Mundial. Dentre os principais fabricantes estão Harley-Davidson (Estados Unidos) e a Norton (Inglaterra).

07/11/2018

Motivos para ter uma Custom

por Vitor Prestes
Foto: Honda Shadow 600 - por Vitor Prestes

É comum ver gente defendendo com unhas e dentes o que nós chamamos de "Custom", mas também há pessoas que simplesmente não ligam tanto para o estilo ou cilindrada da motocicleta, mas ainda assim possuem o "espírito Custom".


Mas afinal, o que é uma "moto Custom"?

O termo vem do inglês e significa "personalizada" e começou a ser utilizado nos anos 50 nos EUA para referir-se às motocicletas que vieram após o término da 2ª Guerra Mundial e que receberam muitas modificações nas diversas oficinas e garagens que se espalharam pelo país. Vale lembrar que Harley-Davidson e Indian eram os principais fabricantes de motocicletas nos EUA e por isso forneceram grandes quantidades às forças armadas. Após o fim da 2ª Guerra, em meados dos anos 40, estas motocicletas foram parar nas mãos de veteranos de guerra e jovens que as modificaram, melhoraram e substituíram peças e as transformaram em modelam únicos.