12/12/2018

Contraesterço: essa técnica vai mudar sua vida

A pilotagem de motocicletas é muito intuitiva e por isso muita gente acaba deixando de estudar, aprender e praticar técnicas no geral. Quantos motociclistas que você conhece fizeram algum treinamento ou buscam de fato o desenvolvimento técnico de pilotagem?

Por conta disso eu resolvi abordar uma série de temas sobre pilotagem e escolhi para começar esta técnica que simplesmente mudou minha vida. Outro motivo foi que durante minhas pesquisas percebi que existem várias opiniões e explicações diferentes para o contraesterço e decidi então sintetizar tudo isso para que fizesse mais sentido.


Shadow 600 na estrada Contraesterço
Foto de Peterson Athayde



O que é e para que serve o Contraesterço?

Trata-se de uma técnica de pilotagem que auxilia o piloto alterar a trajetória, principalmente através do manejo do guidão e do corpo. É uma técnica curiosa, pois consiste basicamente em virar o guidão para o lado oposto do que se pretende ir e por isso foi batizada com este nome. 

Você deve aprender, pois pode ser utilizada em diversas situações:
  • Desviar de buracos, obstáculos, veículos, etc, principalmente em altas velocidades
  • Corrigir a trajetória de uma curva
  • Realizar ultrapassagens
  • Direcionar a motocicleta na tomada de curvas
  • Recompor o equilíbrio da motocicleta após curva ou derrapagens

Treino constante é essencial

Quando aprendi essas técnicas eu comecei a utilizar com bastante cautela até me sentir confiante em realizar a manobra. Hoje é tão automático que já faz parte do meu estilo de pilotagem.

Sem treinar regularmente a técnica não entra em sua memória muscular e quando você precisar utilizar não terá este recurso disponível. É como ler, escrever, dar um soco, pular, correr... quanto mais você fizer, melhor e mais automático ficará.

Outra questão importante é que as técnicas dependem muito do tamanho, peso e tipo da motocicleta. Por este motivo, não deixe passar oportunidades de pilotar motocicletas diferentes para poder sentir o comportamento de cada estilo. A ciclística é um ponto chave e muda totalmente o "jeitão de pilotar".

Para cada situação, uma técnica diferente

Durante o processo de pesquisa percebi que havia explicações totalmente diferentes para situações que não faziam muito sentido. Para simplificar, decidi tratá-las separadamente e comentar como e quando usar cada uma delas.

1. Contraesterço para desviar bruscamente

Vou exemplificar com uma situação bastante comum. Imagine você em uma estrada rodando à 110 km/h com garupa, tanque cheio, mochila, alforge, lencinho, bandeirinha, franjinhas e tudo mais que a rapaziada gosta de colocar na motocicleta. 

Então você percebe que tem uma caixa (talvez cheia) no meio da pista e não haverá tempo de reduzir a velocidade ou espaço para mudar de faixa. Vocês pesam facilmente mais de 400 kg e fazer esse monte de peso mudar de direção em poucos metros pode parecer impossível.

Como você leu este artigo e praticou bastante, decidiu ir para o lado esquerdo e para isso empurrou levemente o guidão para frente com sua mão esquerda, o que fez com que sua motocicleta inclinasse rapidamente para a esquerda, saindo da trajetória da caixa. Isso mesmo, virou a roda para a direita e a motocicleta foi para a esquerda.

É exatamente este ponto que dá um nó na mente das pessoas, pois é justamente contrário à logica, um contrassenso. Mas acredite que isso fará com que sua motocicleta se incline para a esquerda de maneira bastante rápida e, mesmo com esse monte de peso, você desviará da caixa. 

Fiz uma ilustração utilizando todas as minhas técnicas de desenho, perspectiva e powepoint que desenvolvi nas últimas décadas (hahahahahahah) para exemplificar o que processo acima.


Contraesterço
Evolução do Contraesterço | Viva Moto Custom

Obviamente, após passar pela caixa você precisará recompor sua motocicleta na trajetória, retornando para o lado direito. Então você fará exatamente o processo oposto, empurrando sua mão direita para frente e a motocicleta gentilmente retornará ao equilíbrio.


2. Contraesterço para correção de trajetória

Esta mesma técnica pode ser utilizada em diversas situações onde seja necessário corrigir a trajetória da motocicleta, principalmente em curvas.

Há diversas situações em curva onde se torna necessário alterar rapidamente a trajetória, seja para desviar de algo, seja para evitar uma derrapagem como em casos onde se entra na curva com muita velocidade.

Você pode "abrir" ou "fechar" o ângulo da curva utilizando o recurso, porém, será necessário incluir um novo elemento para que você tenha sucesso e segurança no contraesterço.


Fechar o ângulo de inclinação na curva | utilização do pêndulo

Algumas curvas não são redondinhas e bonitas do começo ao fim. Quem nunca entrou em uma curva que parecia tranquila, inclinando o corpo juntamente com a motocicleta, e no meio no traçado ela simplesmente fica mais e mais fechada? Dá até um frio na barriga, não é?

Neste caso você vai combinar duas técnicas: contraesterço e pêndulo

Para fazer o contraesterço você deve utilizar a mão que está do lado interno (curva para direita, usar a mão da direita) e empurrar o guidão para frente, apontando a roda para fora da curva (curva para direita, roda para esquerda). Ao fazer isso a motocicleta vai inclinar ainda mais para dentro da curva, só que isso pode fazer com que ela tombe. 

Para manter o equilíbrio você deverá usar a técnica do pêndulo que consiste em conduzir seu corpo para o lado fora da curva. Na verdade o piloto chega a ficar praticamente em pé em relação ao solo enquanto a motocicleta se mantém inclinada. Esta manobra altera totalmente a dinâmica da pilotagem, mantendo a motocicleta estável. (abordarei com mais detalhes em outro post)



Contraesterço e Pêndulo Técnicas de Curva
Comparativo entre curva padrão e com pêndulo


Esta técnica também pode ser utilizada ao entrar com velocidade desproporcional à curva, obviamente por um erro, evitando uma derrapagem.


Abrir o ângulo de inclinação na curva | utilização do pêndulo

Esta situação também é muito comum e posso dar um exemplo simples. Você já fez toda a manobra para entrar na curva, tangenciando corretamente e em velocidade adequada quando avista uma mancha de óleo bem no meio do caminho. Fechar ainda mais a curva é um risco muito grande de derrapagem e por isso não é opção.

Neste tipo de situação pode ser muito trabalhoso "levantar" a motocicleta que está bastante inclinada, sendo algumas vezes impossível realizar a manobra a tempo. Neste caso você também vai combinar o contraesterço com o pêndulo, porém, agora com o objetivo de alinhar a motocicleta em relação ao solo.

Com o contraesteço você vai conseguir puxar a motocicleta e com o pêndulo você vai potencializar a manobra e torná-la ainda mais rápida.



3. Contraesterço para derrapagem

Derrapar em uma curva pode ser algo totalmente contra seu desejo, mas também pode ser totalmente proposital. Quem já viu motocicletas em circuitos de terra (motocross) ou quem acompanha corridas em pista (motovelocidade) já deve ter visto este tipo de técnica.

O fato é que derrapar, nos casos do motocross e da motovelocidade, fazem parte das técnicas de pilotagem para realizar o trajeto no menor tempo possível, mas uma pilotagem segura nunca deve contar com este tipo de recurso.

Na imagem abaixo simulei uma curva para esquerda onde é possível verificar que o tanque da motocicleta está apontado para dentro da curva (seta azul) e o guidão está apontando para fora da curva (seta vermelha).

Contra Esterço Derrapagem
Derrapagem do pneu traseiro - utilização do contraesterço e pêndulo


Este movimento de direcionar o guidão para fora da curva é um recurso muito útil quando se perde aderência do pneu traseiro (derrapagem) e ao apontar o guidão para fora você estará alinhando novamente a motocicleta em relação ao solo, evitando que escorregue demasiadamente. É isso que ocorre na pista de corrida, pois os pilotos levam as máquinas ao limite ou um pouco além e por isso é necessário fazer correções de trajetória o tempo inteiro. Podemos dizer que é o limite do controle e quando algo dá errado você verá um belo tombo.

Como nos circuitos de motocross a aderência é baixíssima eles permitem  que a motocicleta derrape, terminando a curva já alinhado com a próxima reta. Assim conseguem aproveitar a tração que os cravos dos pneus garantem. Nesta ocasião o contraesterço é fundamental.


Mudou minha vida...

Sei que já disse, mas realmente isso mudou minha vida. Quando peguei a minha Shadow 600, baixa pra caramba, mais pesada e com a ciclística totalmente diferente do que eu já tinha experimentado, realmente utilizei várias e várias vezes essas técnicas.

Outra coisa é que torna a pilotagem menos cansativa, pois você não precisa puxar a motocicleta o tempo inteiro para dentro ou para fora da curva utilizando seu corpo. Uso o contraesterço até mesmo para mudar de faixas.


Espero que tenha ajudado e esclarecido pontos importantes.
Tenho a intenção de fazer outro post ainda mais técnico e com videos.

Entre em contato caso tenha alguma dica, crítica ou sugestão. Também disponibilizei comentários caso tenha dúvidas.


Grande abraço!